Da competencia comunicativa á competencia comunicativa intercultural:

implicares para a formacao de professores de língua inglesa

Autores

  • Graciela Elizabeth Yugdar Tófalo Universidad Autónoma de Entre Ríos Entre Ríos, Argentina e-mail: gyugdar@gmail.com
  • María Soledad Lódolo Universidad Autónoma de Entre Ríos Entre Ríos, Argentina e-mail: mslodolo@gmail.com
  • Mercedes Antonella Belén Alberti Universidad Autónoma de Entre Ríos Entre Ríos, Argentina - e-mail: mercedes_alberti1@hotmail.com

Palavras-chave:

competencia comunicativa intercultural, ingles como língua estrangeira, formado de professores

Resumo

Nas últimas décadas, o ingles tornou-se uma língua com reconhecida positjao internacional, eliminando fronteiras,sotaques e estereótipos culturais. Seu uso abrange uma ampla gama de situares comunicativas, atravessando diferentes generos, temas, propósitos e mídias. Nesse contexto, é interessante rever conceitos básicos que durante décadas foram os fundamentos de uma sólida trajetória no ensino de ingles como língua estrangeira, a fim de ajustar as abordagens metodológicas as reais demandas da comunicado. Este trabalho analisa o movimento que este campo tem feito, partindo do desenvolvimento da competencia comunicativa para o desenvolvimento da competencia comunicativa intercultural. Embora a dimensao da competencia linguística em particular possa apresentar certos desafios a resolver em torno dos objetivos perseguidos nas carreiras de formado de professores, o presente estudo mostra que a diredo a escolher é clara: o fortalecimento da identidade a partir da própria cultura e a aceitado da alteridade como uma oportunidade para enriquecer visoes.

Referências

Byram, M. (1997). Teaching and assessing intercultural communicative competence [Enseñanza y evaluación de la competencia comunicativa intercultural]. Multilingual Matters.

Byram, M. (2008). From foreign language education to education for intercultural citizenship [De la educación en lengua extranjera a la ciudadanía intercultural]. Multilingual Matters.

Canale, M., & Swain, M. (1980). Theoretical bases of communicative approaches to second language teaching and testing [Bases teóricas de enfoques comunicativos de la enseñanza y evaluación de la segunda lengua]. Applied Linguistics, Vol1(1), 1-47.

Centro Virtual Cervantes. (n.d.). Diccionario de Términos Clave de ELE. Nivel Umbral. Recuperado el 11 de mayo de 2018, de https://cvc.cervantes.es/Ensenanza/biblioteca_ele/diccio_ele/diccionario/nivelumbral.htm

Cook, V. (1999). Going beyond the native speaker in language teaching [Yendo más allá del hablante nativo en la enseñanza de la lengua]. TESOL Quarterly, 33,185-209.

Cook, V. (2002). Portraits of the L2 user [Retratos del usuario de L2]. Multilingual Matters.

Cook, V.J., & Newson, M. (1996). Chomsky’s Universal Grammar. An introduction [La gramática universal de Chomsky. Una introducción]. Blackwell Publishers.

Coperías Aguilar, M.J. (2002). Intercultural communicative competence: A step beyond communicative competence [Competencia comunicativa intercultural: Un paso más allá de la competencia comunicativa]. Estudios de Lingüística Inglesa Aplicada, Vol 3, 85-102.

Crystal, D. (2003). English as a global language [Inglés como lengua global]. Cambridge University Press.

Crystal, D. (2019a). Do we need a standard English? [¿Necesitamos un inglés estándar?]. [video] YouTube. Recuperado el 30 de marzo de 2019 de https://www.youtube.com/watch?v=YtL-t_cxfLQ.

Crystal, D. (2019b). The myth of the native speaker [El mito del hablante nativo]. [video] YouTube. Recuperado el 25 de junio de 2019 de ittps://www.youtube.com/watch?v=p-kZLP2FWUI

Davies, A. (2013a). In conversation with Prof. Alan Davies [En conversación con el Profesor Alan Davies]. [video] YouTube. Recuperado el 13 de junio de 2019, de ittps://www.youtube.com/watch?v=gPr254HbXHs

Davies, A. (2013b). Native speakers and native users: Loss and gain [Hablantes nativos y usuarios Nativos: Pérdida y ganancia]. Cambridge University Press.

García Balsas, M. (2015). La competencia intercultural en el aula de ELE en contextos de no inmersión: La perspectiva de los discentes. En: Cruz Moya, O. (Ed.). La Formación y Competencias del Profesorado de ELE (pp. 367-384). ASELE.

Hymes, D. H. 1972. On communicative competence [Sobre la competencia comunicativa]. En: Pride, J.B. & Holmes, J. (Eds.). Sociolinguistics. Selected Readings (pp. 29-293). Penguin.

Kramsch, C. (2000). Language and culture [Lengua y cultura]. Oxford University Press.

Van Ek, J.A. (1986). Objectives for foreign language learning. Volume I: Scope [Objetivos para el Aprendizaje de lengua extranjera. Volumen I:Alcance]. Council of Europe.

Van Ek, J.A. & Trim, J.L.M. (1991). Threshold 1990 [Nivel umbral 1990]. Council of Europe. Cambridge University Press.

Widdowson, H.G. (1996). Linguistics [Lingüística]. Oxford University Press.

Publicado

2023-11-30

Como Citar

Yugdar Tófalo , G. E., Lódolo, M. S., & Alberti, M. A. B. (2023). Da competencia comunicativa á competencia comunicativa intercultural:: implicares para a formacao de professores de língua inglesa. Revista Estudios De Lenguas - RELEN, 4(2), 37–54. Recuperado de https://portalderevistas.unsa.edu.ar/index.php/Relen/article/view/4152