O artigo de opinião desde uma perspectiva multilíngue: uma proposta didática para abordar os problemas ambientais na Argentina contemporânea

Autores

  • Franco Martin Kendziura Universidad Nacional de Córdoba Córdoba, Argentina fkendziuraegmail.com
  • Ángeles Gerbaldo Universidad Nacional de Córdoba; Córdoba Argentina angigerbaldo@gmail.com

Palavras-chave:

intercompreensão, gêneros textuais, artigo de opinião, questões ambientais

Resumo

O objetivo principal deste artigo é apresentar as diretrizes gerais da sequência didática intitulada "O Homem e o Meio Ambiente. Propostas para a Abordagem do Gênero Artigo de Opinião", que surgiu das ações realizadas pela equipe de pesquisa InterRom da Faculdade de Letras (UNC). O material didático desenvolvido propõe-se como uma alternativa crítica contextualizada para a abordagem de questões ambientais no processo de ensino/aprendizagem de línguas a partir de uma perspectiva multilíngue (Candelier, 2007), ancorada no estudo de gêneros textuais. Em particular, a sequência elaborada visa contribuir para o desenvolvimento de habilidades linguísticas vinculadas ao gênero artigo de opinião em estudantes pertencentes a instituições de ensino médio na Argentina, trazendo à tona os limites ecológicos do crescimento econômico e alguns aspectos econômicos e sociais do desenvolvimento (Gudynas, 2012). Especificamente, esta proposta didática aborda atividades (neo)extrativistas, como o uso de agrotóxicos, o desmatamento na província de Córdoba, o fracking em Vaca Muerta, a mineração a céu aberto no noroeste da Argentina e a produção de ovinos na Patagônia. O artigo de opinião é abordado a partir de suas especificidades como gênero textual (Riestra, 2014; Schneuwly, 1997; Bronckart, 2004, 2007), e a argumentação, à luz dos pressupostos teóricos e metodológicos desenvolvidos por Plantin (2011).

Biografia do Autor

Franco Martin Kendziura, Universidad Nacional de Córdoba Córdoba, Argentina fkendziuraegmail.com

es Profesor de Lengua ltaliana, Licenciado en Lengua y Literatura Italiana, Traductor Público Nacional de Italianyo Especialista en Didáctica de las Lenguas Extranjeras egresado de la Facultad de Lenguas de la Universidad Nacional de Córdoba. Integra el equipo de investigación InterRom (Intercomprensión en Lenguas Romances) de la misma Facultad y se ha desempeñado como Profesor Asistente del Módulo de Intercomprensión en Lenguas Romances (italiano, francés y portugués) del Departamento de Idiomas con Fines Académicos (H-UNC) en la Licenciatura en Comunicación Social de la Facultad de Ciencias de la Comunicación de la Universidad Nacional de Córdoba.

Ángeles Gerbaldo, Universidad Nacional de Córdoba; Córdoba Argentina angigerbaldo@gmail.com

es Profesora de lengua lItaliana, licenciada en Lengua y Literatura ltaliana y Traductora Pública Nacional de Italiano, egresada de la Facultad de Lenguas de la Universidad Nacional de Córdoba. Integra el equipo de investigación InterRom (Intercomprensión en Lenguas Romances) de la misma Facultad.

Referências

Acosta, A. (2012). “Extractivismo y neoextractivismo: dos caras de la misma maldición”. Más allá del desarrollo, 1, pp. 83-118. México: Fundación Rosa Luxemburg/Abya Yala.

Bronckart, J. P. (2004). Actividad verbal, textos y discursos. Por un interaccionismo sociodiscursivo. Madrid: Fundación Infancia y Aprendizaje.

Bronckart, J. P. (2007). Desarrollo del lenguaje y didáctica de las lenguas. Buenos Aires : Ed. Miño y Dávila.

Candelier, M. (Dir.) (2007). CARAP — Cadre de référence pour les approches plurielles des langues et des cultures. Strasbourg : Centre européen pour les Langues Vivantes/Conseil de l'Europe.

Furtado, C. (1975). El desarrollo económico: un mito. México: Siglo XI Editores.

Gudynas, E. (2012). “Debates sobre el desarrollo y sus alternativas en América Latina: Una breve guía heterodoxa”. Más allá del desarrollo, 1, pp. 2154. México: Fundación Rosa Luxemburg /Abya Yala.

Meissner, E.; Meissner, C; Klein, H; Steigmann, T. (2004). uroComRom - les sept tamis : lire les langues romanes des le départ. Aachen: Shaker Verlag.

Plantin, C, 8: Muñoz, N. 1. 2011). El Hacer argumentativo. Buenos Aires: Biblos.

Ranciére, ). (2007) El maestro ignorante: cinco lecciones sobre la emancipación intelectual. Buenos Aires: Libros del Zorzal.

Riestra, D. et al. (2014). Los géneros textuales en secuencias didácticas de lengua y literatura. Buenos Aires: Noveduc, Centro de Publicaciones educativasy material didáctico.

Schneuwly, B. (1997). La enseñanza del lenguaje oral y la lectoescritura en la perspectiva sociocultural. En Hacia un currítulo cultural: la vigencia de Vygotski en la educación. Madrid: Infancia y Aprendizaje.

Publicado

2022-04-01

Como Citar

Kendziura, F. M., & Gerbaldo, Ángeles. (2022). O artigo de opinião desde uma perspectiva multilíngue: uma proposta didática para abordar os problemas ambientais na Argentina contemporânea. Revista Estudios De Lenguas - RELEN, 3(2), 23–32. Recuperado de https://portalderevistas.unsa.edu.ar/index.php/Relen/article/view/2321

Edição

Seção

Artículos